1- Tenha certeza que todos os músicos e vocalistas estejam preparados antes de entrar no estúdio.
2- Tenha certeza de que o baterista se sinta confortável tocando o seu intrumento e ouvindo o canal de metronomo como guia.
3- Ensaie mais canções do que planejam gravar, assim poderá escolher as que soarem melhor. (grave 2 ou 3 canções a mais do que pretende colocar em seu CD)
4- Cuide do seu corpo antes e durante as gravações. Coma bem, durma o suficiente, mantenha a calma e tranquilidade com todos os participantes do seu projeto.
5- Faça com que o estúdio seja um lugar comodo e tranquilo. Um ambiente desconfortável irá influenciar negativamente o resultado final de seu CD.
6- Tenha certeza que você e seu produtor ou diretor musical, tenham a mesma visão, revise as canções com ele antes de gravar.
7- Verifique se as conexões dos instrumentos estão em bom funcionamento e bem afinados.
8- Lembre-se que: a emoção e sentimento são os principais ingredientes da canção e não necessariamente a melhor interpretação técnica.
9- Não é necessário dobrar todos os instrumentos e vocais. A dobra de uma parte vocal principal poderá esconder a sutileza que faz a canção mais pessoal.
10- Mantenha os amigos e visitas fora de sua gravação. É sua gravação, visitas ou pessoas que não estejam participando das gravações podem tirar a sua concentração e do técnico atrapalhando seu trabalho.
11- Não tome nada gelado durante o período de gravação, isto poderá prejudicar seriamente seu rendimento vocal.
12- Não deixe que mais do que 2 pessoas participem da mixagem, e não converse enquanto o engenheiro estiver trabalhando, isto causa desconforto e desconcentração colocando em risco o seu trabalho.
13- Pense nas canções como um todo e não em partes do instrumental individualmente. Naturalmente e na maioria das vezes todos os músicos vão querer ouvir mais seu instrumento.